HIPERPERSONALIZAÇÃO NO MERCADO DE BELEZA
- laibarcellos
- 4 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2022
Sem surpresas, o desenvolvimento de portfólio agora é feito junto do consumidor.

Os futurólogos já vinham abordando o tema da hiper personalização de produtos, também conhecido como democracia de produto, um formato de desenvolvimento de portfólio pensado para ser feito junto do cliente, podendo ser através de votação, conversas abertas ou de um produto “base” que pode ser personalizado conforme a necessidade do consumidor.
Diante do crescimento exponencial, porém, acompanhado de uma grande concorrência, o segmento de beleza vem apostando em inovação para a criação destes produtos altamente personalizáveis. Por exemplo, você já pode comprar uma base na sua tonalidade com benefícios de vitamina C, antialérgico e composto para firmar a área dos olhos, isso acontece devido às inúmeras opções de produtos os quais são produzidos à partir do armazenamento de informações de idade, tipo de pele, tom de pele, problemas de pele, entre outros via IA.
O impulsionador por detrás das iniciativas voltadas para a hiper personalização é um consumidor que não aceita mais ter de se adaptar às escassas opções de mercado. É um momento onde a lógica de produção inverte e as marcas passam a diminuir a quantidade de estoque por produto para aumentar a variedade de produtos a serem ofertados. A criação deste portfólio é feita a partir dos insights coletados das perguntas lançadas na hora do momento da compra, tornando as oportunidades de linha mais variáveis e alinhadas ao desejo de consumo, o que evita por exemplo, estoques parados.
O mercado de produtos de beleza personalizados possui uma estimativa de valer 38 bilhões até 2030.
Case de marca

A marca inglesa Dermatica oferece para os seus consumidores produtos incrivelmente personalizados, contando com o apoio de dermatologistas os quais você pode enviar suas fotos e após uma análise os médicos formulam o melhor produto para o seu tipo de pele, a entrega é feita em até 28 dias e o tubo do produto encomendado contém o nome do cliente impresso nele. Algo semelhante ao que as farmácias de manipulação já fazem em suas cidades de atuação, porém, em grande escala.



Comentários