top of page

VOCÊ ACHA SOFT SKILLS BOBAGEM? REPENSE.

  • Foto do escritor: laibarcellos
    laibarcellos
  • 24 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de jan. de 2023



ree


Desde a pandemia, escritórios especializados em tendências vinham mapeando a mudança de prioridades das pessoas, que por sua vez, mudariam as suas prioridades no trabalho, o que ocasionaria em uma grande busca por novos empregos em empresas mais alinhadas com os seus novos valores e metas pessoais.


Um canibalismo entre as empresas através de múltiplas ofertas de benefícios também havia sido mapeado e vem se confirmando.


Aparentemente, tanto para os empregadores quanto para os empregados, 2023 é o ano da mudança no mercado.


Neste contexto de modelos híbridos e remotos de contratação, é que entra a importância dos soft skills, as pessoas precisam entender quem é você mesmo não estando do seu lado.

Olhando para números, uma pesquisa encomendada pelo Linkedin mostrou que inserção dos soft skills no perfil cresceu em 30% na plataforma no último ano, o que significa, 325 milhões de novas habilidades inseridas na rede social.






O mercado de freelancers


A pandemia ensinou ao mercado mais uma questão, a necessidade de diversificação de carteira no que diz respeito a fontes de renda, trabalhar para um único local não é mais atrativo.

ree

Imagine que em caso de uma necessidade de demissão em massa por motivos de crise econômica, o trabalhador precisa vir a ter mais fontes de ganhos, e por isso, a formação de uma rede de empresas para a qual se trabalha vem crescendo e formando um colchão amortecedor de imprevistos econômicos mundiais.


Mais uma vez, o que lhe torna único pode vir a atrair aquela empresa flexível que precisa de alguém com algum atributo que você possui, como por exemplo, especialidade em tingimento sustentável.


É claro, que aqui entram questões como sobrecarga mental, porém, este é assunto para outro texto, este daqui tem o intuito de somente mapear essa mudança nos currículos que vem valorizando um item, que até então, era visto como ‘apagadinho’ pelas pessoas, os soft skills.



Por fim, o Linkedin mapeou o fato de que as próprias empresas passaram a buscar por candidatos através destas características específicas, e por isso, vale a pena investir um tempinho para inserir suas qualidades no perfil.









Comentários


bottom of page