top of page

COMO O ENTENDIMENTO DO FUTURO CONTRIBUI COM A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE

  • Foto do escritor: laibarcellos
    laibarcellos
  • 4 de ago. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 23 de ago. de 2022

A análise de tendências é a etapa que antecede o processo de criação de um projeto ou posicionamento de mercadológico.


ree


O papel de um analista de tendências é ajudar as empresas a entenderem o que é cada tipo de tendência e como aproveitar cada uma delas para impulsionar o seu negócio.


Sinalizando para quais tendências deve-se olhar atentamente, quais não conversam com o modelo de negócio e em quais investir mais ou menos recursos. É uma luz em meio ao caos informacional do mercado atual.



Tipos de Tendências:


Tendência - Um novo comportamento que possui elasticidade de tempo e capacidade de mudar algo na forma de viver da sociedade.


Trendy - Um comportamento de curto prazo que rapidamente irá ser substituído.


Fad - Um comportamento hiper rápido que logo cairá em desuso mas que nesse pequeno momento de ascensão se torna uma febre.


Wildcard - Um comportamento completamente inesperado com o poder de mudar a sociedade. Ex: Segunda Guerra Mundial e Covid-19.





No que as tendências contribuem diretamente para os negócios:



Identificação de Oportunidades;

Encontrar Alternativas para Inovação;

Identificar estratégias para aplicação ESG;

Construção de Portfólio e Estoque;

Soluções de Produto;

Soluções de Campanha;

Comunicação Eficiente com a comunidade;

Criação de Ambientes;

Experiência de Consumo.



A análise e aplicação estratégica das tendências é essencial para que as empresas possam indentificar oportunidades antes dos seus concorrentes e tomar decisões mais inteligentes.





Comentários


bottom of page